O que é o Jogo?

É um jogo onde você pode montar seu próprio time com os jogadores reais do Futsal Gaúcho. Você pode acompanhar o campeonato de maneira divertida competindo com os seus amigos e outros jogadores para ver quem sabe tudo de futsal e escolhe os melhores atletas.

Escale seus jogadores usando seu saldo:

A cada rodada, o seu time pontua baseado em suas ações nas partidas

A cada rodada do Futsal, o seu time pontua baseado em suas ações nas partidas

Como funciona

É um jogo onde você pode montar seu próprio time com os jogadores reais do Futsal Gaúcho! Você pode acompanhar o campeonato de maneira divertida competindo com os seus amigos e outros jogadores para ver quem sabe tudo de futysal e escolhe os melhores atletas.

Para jogar, é preciso criar um perfil no FutsalRS, informando o nome do presidente do time – você! -, escolhendo um nome para o seu time, um escudo e um uniforme.

Depois disso, é só escalar o seu time, 5 jogadores do Futsal. Mas lembre-se: a escalação deve ser feita enquanto o mercado estiver aberto (o mercado fecha 30 minutos antes do primeiro jogo da rodada).

A cada rodada, os jogadores recebem pontuações baseadas em suas ações durante as partidas (ex: gols feitos, chutes defendidos, desarmes, faltas cometidas ou sofridas, cartões tomados, etc.). Ao final da rodada, seu time terá uma pontuação que determinará o seu lugar nos rankings e nas ligas.

Mercado e Rodadas

O mercado de jogadores é onde você pode visualizar todos os atletas do Futsal Gaúcho e escolher quem vai fazer parte do seu time naquela rodada. Ele fica aberto até 30 minutos antes do primeiro jogo de cada rodada, e você só poderá escalar seu time enquanto o mercado estiver aberto. Durante a rodada, o mercado fica fechado e nesse momento você poderá conferir as parciais das pontuações dos times e atletas em tempo real e checar o status das ligas. O mercado reabre algumas horas depois do fim do último jogo da rodada. As rodadas do jogo seguem as da Liga Gaucha de Futsal, e você deve escalar o seu time em cada rodada para pontuar bem no game.

Meu Capitão

O Capitão do time é um jogador escolhido por você para pontuar em dobro. Mas fique atento: se esse jogador pontuar negativamente, a pontuação negativa também será dobrada. Por isso, é importante escolhê-lo com bastante atenção.

Para montar o seu time, é necessário levar em consideração o seu esquema tático, o status dos seus atletas, seu preço e suas estatísticas.

Meu time

O seu time é seu principal recurso no FutsalRS. Você precisa ter seu time escalado em todas as rodadas para pontuar.

Ao entrar no FutsalRS, você cria o seu time escolhendo nome, escudo, uniforme.

Com o seu time criado, é só começar a sua escalação, participar de ligas e aproveitar o game!

Escalação

Acompanhar o desempenho do seu time e o status dos atletas escalados é um passo importante para se dar bem no FutsalRS. Você pode escolher e selecionar 5 jogadores para compor o seu time, além de tornar um dos jogadores o Capitão, sua aposta da rodada para pontuar em dobro.

Atenção: na hora de escalar o seu time, é importante levar em consideração o status dos atletas, sua posição em campo, seu preço no FutsalRS e sua performance nos últimos jogos.

Performance dos atletas

Para analisar a performance do atleta, não apenas seus scouts devem ser levados em consideração, mas também seu desempenho, pontuação e valorização nas últimas rodadas. No mercado, estão disponíveis, além dos dados básicos do jogador – clube pelo qual joga, nome do jogador, posição, status, preço, variação do preço na última rodada (valorização), última pontuação, média de pontos no campeonato. Além disso, todos os atletas no mercado têm um detalhamento onde você pode acompanhar a posição do seu clube na classificação, o próximo jogo, o gráfico de desempenho em pontos nas últimas rodadas e seu histórico de valorização/desvalorização.

Técnico

Além de escalar os jogadores, você também precisa escalar um técnico, que tem suas próprias regras de pontuação:

O técnico não pontua através de ações como os jogadores; sua pontuação é calculada através do total da pontuação de todos os atletas de seu clube dividido por 5, o número total de jogadores em campo em cada time quando a partida começa.

Capitão

O Capitão do time é um jogador escolhido por você para pontuar em dobro. Mas fique atento: se esse jogador pontuar negativamente, a pontuação negativa também será dobrada. Por isso, é importante analisar com cuidado o jogador selecionado para ser o Capitão.

Por exemplo, se o jogador que você escolheu para ser o capitão pontuou 10 pontos na rodada, você leva 20 pontos com esse jogador. No entanto, se o jogador escolhido pontuar negativamente -10 pontos, você já sai perdendo com -20 pontos desse jogador.

Outra regra importante é que o Capitão precisa ser um dos jogadores em campo – o técnico não pode ser escolhido como Capitão..

Como funcionam as pontuações

As ações dos jogadores em campo são chamadas de Scouts e são elas que geram a pontuação do seu time no FutsalRS. O futsal é um jogo complexo e várias dúvidas surgem durante as partidas: Quanto vale um gol? Assistência dá muito ponto? Como funciona o bônus de jogo sem sofrer gols? Você pode conferir a resposta para algumas dessas perguntas na tabela abaixo.

Scouts de Ataque

  • Gol8.0 pts
  • Assistência5.0 pts
  • Finalização na trave3.0 pts
  • Finalização defendida1.2 pts
  • Finalização pra fora0.8 pt
  • Falta sofrida0.5 pt
  • Penalti sofrido1.0 pt
  • Penalti perdido-4.0 pt
  • Impedimento-0.1 pt
  • Passe incompleto-0.1 pt

Scouts de Defesa

  • Defesa de pênalti7.0 pts
  • Jogo sem sofrer gols5.0 pts
  • Defesa1.0 pt
  • Desarme1.2 pt
  • Gol contra-3.0 pts
  • Cartão vermelho-3.0 pts
  • Cartão amarelo-1.0 pts
  • Gol sofrido-1.0 pt
  • Falta cometida-0.3 pt
  • Penalti cometido-1.0 pt

Pontuações

Os scouts de ataque só valem para a frente ofensiva do seu time e os scouts de defesa para a frente defensiva. Mas afinal, o que é cada um desses scouts? Confira abaixo:

Assistência: É o último evento antes de uma finalização que resulte em gol, seja ele um passe, cruzamento, lançamento, desde que esse evento seja determinante para possibilitar a finalização. A assistência será considerada mesmo que em seu percurso a bola sofra um leve desvio em um jogador do time adversário, possibilitando a finalização. Desvios involuntários, erro de domínio ou perda da posse em lances que a bola sobra para finalização em gol do companheiro de equipe não serão computados como assistência.

Desarme: Ocorre quando um jogador interrompe uma jogada do time adversário por meio de uma ação clara, seja tomando-lhe a bola, interceptando um passe ou evitando um drible, mesmo que na sequência a bola saia de campo. No entanto, caso a bola volte imediatamente para posse do time que a tinha, não será considerado desarme. Bloqueios de cruzamento e finalizações não são considerados desarme.

Defesa: Scout exclusivo do goleiro. Ocorre sempre que o goleiro pratica uma defesa após uma finalização. Lances em que o goleiro evita um gol contra de um companheiro também são computados como defesa. Não serão consideradas defesas as ações em que o goleiro apenas pega a sobra de uma finalização bloqueada com a bola quase parando; apenas evita o escanteio; ou só evita a saída da bola pela linha de fundo, longe da meta. Nesses casos, não se considera que o goleiro praticou, de fato, uma defesa.

Passe incompleto: Ocorre em qualquer passe, lançamento, cruzamento, virada de jogo, cobrança de falta, escanteio, tiro de meta ou lateral que não chegue diretamente a um companheiro de time.

Finalização na trave: Ocorre em finalizações nas quais a bola toca na trave, mesmo que desviada por um adversário ou pela defesa anterior do goleiro.

Finalização pra fora: Ocorre em finalizações que saem pela linha de fundo, mesmo que sofram desvio de um adversário de linha e saiam para escanteio. Se o goleiro tocar na bola antes que ela saia para escanteio, será computada finalização defendida. Finalizações erradas que saem diretamente pela linha lateral – sem tocar em outro jogador – também são consideradas para fora.

Finalização defendida: Ocorre em finalizações que o goleiro defende, e a bola segue em jogo ou sai para escanteio. Também serão computadas nos casos em que um jogador de linha, como último homem, salva uma finalização na direção do gol, com o goleiro fora do lance. Não serão consideradas finalizações defendidas as finalizações bloqueadas que chegam quase parando ao goleiro, ou que o goleiro apenas evita o escanteio ou a saída pela linha de fundo, longe da meta.

Defesa de pênalti: Scout exclusivo do goleiro, salvo casos em que um jogador de outra posição assuma o gol durante a partida. Ocorre com a defesa efetiva de uma cobrança de pênalti – cobranças diretamente na trave ou para fora não configuram defesa de pênalti.

Pontuação do técnico: O técnico do time tem como pontuação a soma de todos os seus jogadores que pontuaram dividida por 11.

Pontuação do capitão: O Capitão do time sempre pontuará em dobro, mesmo que sua pontuação seja negativa.

Patrimônio

Você começa o game com $100 (cem moedas) e, com esse dinheiro, você pode escalar os atletas do mercado para o seu time. O valor total do seu time – a soma do valor de cada jogador escalado – junto à quantidade de dinheiro que você ainda tem guardada é o seu patrimônio total. É com esse patrimônio que você compete para ser o mais rico do jogo nas suas ligas pessoais e na liga do patrimônio.

Valorização

A valorização de um jogador leva em consideração a sua pontuação da rodada, a média de pontuação dele ao longo do campeonato e a média de preços ao longo do campeonato. Quando um jogador valoriza, isso significa que o seu valor aumentou. O contrário acontece quando ele desvaloriza.

É dessa forma que ocorre a variação no preço dos jogadores e no patrimônio dos jogadores.

Níveis mensais

Os níveis são classificações de desempenho dos usuários dentro do FutsalRS. Seu nível dependerá da sua pontuação no mês em relação aos demais usuários.

De um mês para o outro, esse cálculo se renova totalmente, por isso você pode estar posicionado em qualquer classificação.

Como Funcionam?

Existem 4 níveis nos quais os usuários são arranjados, de acordo com sua performance mensal. Eles seguem listados abaixo:

Inicial

Usuários com valor igual a zero ou negativo

Série C

Estar entre os 50% de usuários com maior pontuação no mês

Série B

Estar entre os 30% de usuários com maior pontuação no mês

Série A

Estar entre os 20% de usuários com maior pontuação no mês

Liga dos Campeões

Estar entre os 2% de usuários com maior pontuação no mês